Férias em França - 09-10-2010 - dia 8: o regresso por Andorra


1.No trilho do “petit Train Jaune” – ainda não foi desta vez que fizemos esta viagem através dos Pireneus, aliás mesmo que o quiséssemos em Villefranche descobrimos que a linha está em manutenção. Esta linha muitas vezes conhecida por linha de Cerdagne liga Villefranche - Vernet-les-Bains a Latour-de-Carol , tem 62.5 Km e liga estas duas estações via Font-Romeu, seguindo o curso do rio Têt.. Este comboio é familiarmente conhecido por Comboio Amarelo (Train Jaune) ou Canari, porque as carruagens têm as cores catalãs – amarelo e vermelho. Esta linha, faz parte da rede nacional exoplorada pela SNCF e faz parte integrante do circuito TER Languedoc-Roussillon. Uma vez mais recorro a imagens externas para aqui ficar registado o curioso comboiozinho…….




2 – Paragem em Ax les Thermes no departamento Ariège é uma estação termal turística e de desportos de Inverno que acolhe o turista em todas as estações do ano. Situada a 720 m de altitude no coração dos Pirenéus, está incluída na região Midi-Pyrénées. Às portas de Espanha e de Andorra, no eixo Paris-Barcelona, beneficia de uma situação geográfica privilegiada.  




3 - Andorra é um pequeno país europeu localizado num enclave nos Pireneus entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e pelo seu status de paraíso fiscal. Andorra é o único país do Mundo cuja língua oficial é o catalão, embora represente apenas 0.22% dos catalófanos da Europa. É o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechenstein, San Marino, Mónaco e Vaticano.







Sem comentários:

Enviar um comentário