Férias em França - 05-10-2010 - dia 4: Villefranche de Conflent


Villefranche é uma cidade medieval do século XI fortificada por Vauban no séc XVII. Situa-se no coração dos Pirenéus no sopé do Monte Canigou é está classificada como uma das “Mais Belas Aldeias de França”. Villefranche é um dos 14 locais Vauban listados pela UNESCO.
Desde 7 de Julho 2008 as fortalezas de Mont-Louis e de Villefrance-de-Conflent  fazem parte do Património Mundial da Humanidade catalogado pela UNESCO. Vauban, engenheiro francês ao serviço do rei Louis XV foi ao mesmo tempo militar, arquitecto, grande viajante e observador do seu tempo. Edificou em toda a França uma grande quantidade de fortificações chamadas “correia de ferro”. Dentro das muralhas as ruas estreitas albergam hoje em dia lojas pitorescas  e  de artesanato de vários tipos… Actualmente Villefrancje é uma cidade turística onde caminhar pelas suas ruas e descobrir os artesãos que ainda mantêm as tradições, é um convite a viajar no tempo.



Em 1902 o conde de Cerdanya, Guillaume Raymond decidiu construir uma cidade na confluência de 3 rios, o Têt, o Cady e o Rotja de modo a proteger os vales das invasões. No mesmo ano o Bispo de Elne deu permissão para a construção da Igreja de St Jacques.
Em 1095 a nova cidade foi chamada de VILA FRANCA pelo conde de Cerdanya. Os privilégios de impostos auferidos a Villefranche levaram à instalação de muitos ofícios diferentes: tecelões, tanoeiros, ferreiros e mercadores.
Em 1277 direitos exclusivos de mercado são concedidos para a venda de carne, peixe e vegetais na Praça da Igreja.
Em 1654, o Tratado dos Pirenéus leva à divisão da Catalunha em Catalunha do Sul e Catalunha do Norte (actualmente o departamento dos Pirenéus Orientais)
Em 1681 Vauban constrói o forte Liberia e remodela Villefranche tornando as muralhas mais altas. Ele supervisiona a construção de casernas, um hospital, torres de vigia, armazéns de pólvora e a demolição do convento franciscano da cidade.
A partir do séc XVIII até à actualidade e sob ordem de Luís XVI (1783) os estreitos portões foram alargados e construída uma ponte levadiça. No séc XIX, Napoleão III ordena várias construções que incluem uma escadaria subterrânea “ de 1000 degraus” que liga Villefranche ao Forte Liberia com na realidade 775 degraus a partir da Ponte St Pierre uma ponte romana.

1 comentário:

  1. Olá assisti ontem ao filme "Identidade anônima", e citaram o Rio Rotja, fiquei curiosa de saber onde era (sabia que era na França). Mostrou pouco do vilarejo, mas adorei. Já fui a Paris em 2010, quem numa outra oportunidade visito o Ville franche.
    Venha conhecer e seguir meu blog:
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar