09-11-2010 - Visita ao cemitério monumental de Staglieno - Génova


O cemitério monumental de Staglieno, é um imenso cemitério localizado numa colina na cidade de Genova, e mundialmente famoso pelas suas esculturas monumentais. Cobrindo uma área superior a 1 Km2, é um dos maiores da Europa.
Inaugurado em 1851, sendo o projecto original datado de 1835 e assinado pelo arquitecto Carlo Barabino (1768-1835), não tendo chegado a completar a sua obra por falecimento, o projecto passou então para o seu colaborador Giovanni Battista Tesasco (1798-1871). Os trabalhos iniciaram-se em 1844 na área de Staglieno, na época pouco habitada, mas ao mesmo tempo perto do centro da cidade. O projecto incluía uma cópia do Panteão de Roma….


A palavra "cemitério" (do latim tardio coemeterium, derivado do grego  κοιμητήριον [kimitírion], a partir do verbo κοιμάω [kimáo] "pôr a jazer" ou "fazer deitar") foi dada pelos primeiros cristãos aos terrenos destinados à sepultura de seus mortos. Os cemitérios ficavam geralmente longe das igrejas, fora dos muros da cidade: a prática do sepultamento nas igrejas e respectivos adros era desconhecida nos primeiros séculos da era cristã. A partir do séc. XVIII criou-se um sério problema com a falta de espaço para os enterramentos nos adros das igrejas ou mesmo nos limites da cidade; os caixões acumulavam-se, causando poluição e doenças mortais, o que tornava altamente insalubres as proximidades dos templos. Uma lei inglesa de 1855 veio regular os sepultamentos, passando estes a ser feitos fora do centro urbano. A prática da cremação, cada vez mais frequente, permitiu dar destino aos corpos de maneira mais compatível com as normas sanitárias.
Na Itália são dignos de nota, pela sua beleza, os cemitérios de Génova – cemitério de Staglieno- e o de Milão.



Escultura de Lorenzo Orengo (Genova 1838-1909), Túmulo de Caterina Campodonico (1881). Caterina era uma pobre vendedora de nozes, que juntou dinheiro durante toda a sua vida para poder comprar uma sepultura de luxo. Contudo a estátua representa-a na sua humilde profissão. Esta é uma das estátuas mais populares deste cemitério.



Sem comentários:

Enviar um comentário