Férias em França - 07-10-2010 - dia 6: Eus


Eus é mais uma aldeia incluída na classificação “Les plus beaux villages de France” – fica situada no departamento dos Pyrénées-Orientales a 45 Km a oeste de Perpignan, numa encosta virada a sul. Um 1 Km de Marquixanes, Eus encontra-se à direita na National 116 a 387 m de altitude na encosta de um monte que liga Perpignan a Prades. 


A aldeia alcantilada na encosta virada a sul - por isso conhecida pela aldeia mais soalheira de França tem um atractivo centro medieval dominado pela Igreja de São Vicente, claramente construída com fins defensivos, entre 1726 e 1743 no local da antiga capela do castelo Notre-Dame de la Volta.   

Eus é uma região de árvores de fruto principalmente pessegueiros, mas também nespereiras, macieiras, pereiras e oliveiras. Nos terrenos aluviais do Têt, a agricultura desenvolveu-se desde há séculos. Por outro lado a grande parte dos terrenos da montanha, foram outrora cultivados como testemunham os socalcos da paisagem. Hoje em dia estes terrenos são usados para pastagem de ovelhas e vacas. Os criadores de gado usam estes espaços para os animais, o que é vantajoso já conduz à limpeza dos terrenos outrora muito vulneráveis a incêndios.


Sem comentários:

Enviar um comentário