Na viragem do século XIX, duas
grandes estações de comboio foram construídas em Paris, a Gare de Lyon e a Gare
d’Orsay. Esta última tinha a localização mais proeminente, ao longo do Sena do
lado oposto do Museu do Louvre. A gare d’Orsay
foi inaugurada a 14 de julho de 1900 para a Exposição mundial de Paris e foi
considerada uma obra prima da Arquitectura Industrial.
Depressa as plataformas começaram a
ficar demasiado pequenas para os comboios cada vez mais compridos e logo em
1939 a Gare foi desactivada como estação de comboios. Ao longo do tempo foi
usada como parque de estacionamento, carreira de tiro, teatro e até um centro
de recepção para prisioneiros de guerra.
A Gare d’Orsay ficou completamente
abandonada desde 1961 quando foi salva da demolição pelo presidente Pompidou.
Em 1978 o seu sucessor Giscard d’Estaing decidiu transformá-la em Museu para a
arte dos séculos XIX e XX, mas cobriria diferentes formas de arte incluindo
esculturas, gravuras, fotos, filme, arquitectura e urbanismo. O restauro iniciou-se
em 1979 e finalmente a 29 de Novembro de 1986, o museu foi inaugurado pelo
presidente François Miterrand.
Pode-se dizer de
certa forma, que o edifício é a primeira “obra de arte” das colecções do Museu
d’Orsay, colecções essas que cobrem a arte desde 1848 a 1914.
NOTA: desde a minha ultima visita em 2000, o Museu foi remodelado e fazer fotografias no Museu d'Orsay (ao contrário do Louvre) agora está proibido, infelizmente. Estas fotos foram portanto feitas à revelia....
Sem comentários:
Enviar um comentário