O cenário extraordinário da Via Garibaldi, nome actual da barroca e renascentista Strada Nuova, declarada pela Unesco como Património Mundial, oferece ao visitante um caminho museológico que liga três importantes palácios Genoveses: Palazzo Rosso, Palazzo Bianco e Palazzo Doria Tursi.
1 - PALAZZO ROSSO
No Palazzo Rosso, uma edificação nobre decorado com frescos dos maiores pintores ligurianos do século XVI com mobiliáriode grande valor e uma colecção de quadros que compreende pinturas adquiridas durante mais de dois séculos pela família Brignole-Sale.
Entre os artistas cujos trabalhos são exibidos nas salas deste palácio genovês pode-se encontrar obras de Dürer, Veronese, Guercino, Strozzi, Grechetto, Van Dyck e muitos mais.
2 - PALAZZO BIANCO
No Palazzo Bianco pode-se admirar uma importante colecção de pinturas Europeias dos séc XVI ao século XVIII - junto de autênticas obras primas de autores italianos (Caravaggio, Veronese) flamengos (Hans Memling, Gerard David, Jean Provost, Rubens, Van Dyck) holandeses (Steen) franceses (Vouet, Lancret) espanhóis (Zurbaran, Murillo), destaca-se uma larga variedade de quadros Genoveses dos seculos XVI a XVIII (Gambiaso, Strozzi, Piola, Magnasco).
3 - PALAZZO TURSI
Construído no século dos Genoveses (séc XVI), o Palácio Doria Tursi alberga não só os gabinetes do Presidente da Câmara de Génova, mas também a extensão da Galeria do Palazzo Bianco. Nas suas salas monumentais pode-se admirar peças únicas como o violino construído por Guarnieri del Gesú (rival de Stradivarius) que pertenceu a Paganini, e uma exposição considerável de peças de arte decorativa, bem como uma coilecção de moedas, pesos e medidas oficiais da antiga República genovesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário