10-12-2010 Passeio pela Marinha Grande - São Pedro

A Indecolux realizou a sua 1ª Convenção no Hotel Mar e Sol em São Pedro de Moel, enquanto os colaboradores reuniam as familiares passeavam.......
São Pedro de Moel - O Farol do Penedo da Saudade - 
Este farol foi construído entre 1909 e 1912. Implanta-se numa esplanada rochosa com 55m de altitude e tem 55m de altura. A luz que projecta, produzida com lâmpadas de 3000 W alimentadas com um motor a óleo e orientada por duas potentes lentes, tem um alcance de cerca de 40 milhas.

10-11-2010 - Génova

Génova é uma cidade e comuna italiana da região da Ligúria, província de Génova, com cerca de 639.560 habitantes (900.000 na área metropolitana). Génova é um importante porto marítimo que rivaliza com a cidade francesa de Marselha na disputa pelo lugar de melhor porto do mar Mediterrâneo. e centro industrial cujo crescimento económico e internacionalização data dos séculos XII e XIV. É também capital da província de mesmo nome, e ocupa lugar de destaque no golfo de Génova.


No século XII, os genoveses alargaram o seu território e partiram para as cruzadas trazendo para a sua cidade ricos saques. Os mercadores genoveses enriqueceram bastante com o transporte de mercadorias do Médio Oriente como a seda, pedras preciosas e as especiarias muito apreciadas na Europa por esta altura, levando-os a estabelecer entrepostos comerciais em vários pontos do Mediterrâneo e do Mar Egeu até ao Mar Negro. O comércio era facilitado pelo bom relacionamento com o Império Bizantino; contudo, as proveitosas relações comerciais com esta parte do mundo trouxeram graves conflitos com a Republica de Veneza, a sua rival comercial com a qual a Republica de Génova se envolveu numa guerra em meados do século XIII, época em que o seu poderio tinha atingido maior amplitude. A partir de 1257, Génova, uma cidade governada por mercadores e banqueiros, aprendeu a lidar com reis e papas, envolvendo-se em conflitos que resultaram em divisões internas. Esta disputa pelo poder gerou grupos rivais que não se inibiram de pedir auxílio a forças externas. A desordem criada era tal que o próprio doge instituído em 1339 não a conseguiu superar. Contudo, e apesar deste contexto muito conturbado, a sua pujança manteve-se até 1381, depois da "guerra de Chioggia", quando foi decidida a paz de Torino. Depois deste momento Génova perdeu os territórios tirados aos Venezianos e começou o seu declínio militar. Porém o poder financeiro de Génova durou até a fim do século XVII, quando iniciou o seu lento declínio; o seu último reduto, a Córsega, foi cedido à França em 1768; no ano seguinte nasceu na Córsega Napoleão Bonaparte.

09-11-2010 - no Miradouro do telhado do Palazzo Rosso

09-11-2010 - os Museus da "Strada Nuova", via Garibaldi Génova

O cenário extraordinário da Via Garibaldi, nome actual da barroca e renascentista Strada Nuova, declarada pela Unesco como Património Mundial, oferece ao visitante um caminho museológico que liga três importantes palácios Genoveses: Palazzo Rosso, Palazzo Bianco e Palazzo Doria Tursi.
1 - PALAZZO ROSSO 


No Palazzo Rosso, uma edificação nobre decorado com frescos dos maiores pintores ligurianos do século XVI com mobiliáriode grande valor e uma colecção de quadros que compreende pinturas adquiridas durante mais de dois séculos pela família Brignole-Sale.


Entre os artistas cujos trabalhos são exibidos nas salas deste palácio genovês pode-se encontrar obras de Dürer, Veronese, Guercino, Strozzi, Grechetto, Van Dyck e muitos mais.

2 - PALAZZO BIANCO




No Palazzo Bianco pode-se admirar uma importante colecção de pinturas Europeias dos séc XVI ao século XVIII - junto de autênticas obras primas de autores italianos (Caravaggio, Veronese) flamengos (Hans Memling, Gerard David, Jean Provost, Rubens, Van Dyck) holandeses (Steen) franceses (Vouet, Lancret) espanhóis (Zurbaran, Murillo), destaca-se uma larga variedade de quadros Genoveses dos seculos XVI a XVIII (Gambiaso, Strozzi, Piola, Magnasco).


3 - PALAZZO TURSI

Construído no século dos Genoveses (séc XVI), o Palácio Doria Tursi alberga não só os gabinetes do Presidente da Câmara de Génova, mas também a extensão da Galeria do Palazzo Bianco. Nas suas salas monumentais pode-se admirar peças únicas como o violino construído por Guarnieri del Gesú (rival de Stradivarius) que pertenceu a Paganini, e uma exposição considerável de peças de arte decorativa, bem como uma coilecção de moedas, pesos e medidas oficiais da antiga República genovesa.