8 de Maio 2009 - Jacarandás em Leiria numa ida ao CEDILE


O jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia, D. Don) é uma árvore ornamental da família Bignoniaceae, de porte médio, que atinge cerca de 15 metros. De copa rala, essa árvore perde todas as folhas no inverno e floresce de forma abundante e magnífica no verão. Sua propagação é fácil, feita através de sementes contidas no seu fruto, verdadeiras cápsulas de madeira, com formato semelhante a conchas.Cada concha quando madura se abre liberando centenas de sementes aereas.

Nativo da Argentina e Bolívia[1]. É muito usada na arborização pois sua raiz é para baixo( pivotante ou pião), nao danificando calçadas ao seu redor.

O jacarandá-mimoso é amplamente usado em arborização urbana, sendo sua floração de uma beleza exemplar. A cidade de Pretória, na África do Sul, tem suas ruas arborizadas com jacarandá-mimoso, formados a partir de sementes levadas do Brasil. A cidade de Lisboa tem vastas áreas cobertas de jacarandás-mimosos, sobretudo no Parque Eduardo VII, no Largo do Carmo, na zona do Príncipe Real e nas Avenidas 5 de Outubro e D. Carlos I. Os jacarandás lisboetas florescem em Maio e são comummente elogiados por jornalistas e autores portugueses, entre os quais se destaca, pela persistência, António Barreto.

Jacarandás em Lisboa durante a CowParade - Maio 2006

Sem comentários:

Enviar um comentário